Realismo


Iniciou-se na segunda metade do século XIX, na França ,em 1857 , com a publicação do romance Madame Bovary de Gutave Flaubert, abandonando o idealismo romântico, no auge da revolução industrial, que trouxe riqueza para a burguesia, mas também tristeza e miséria para o povo.
Em meio a está fase nasce o realismo, tendo como características principais o abandono as vidas luxuosas, passando a mostrar a vida real, o cotidiano difícil, tal como era.
A Sociedade européia modificou-se, significativamente, a burguesia consolidou-se, a o avanço industrial e materialista, ideais liberais, a revolução industrial mudando o mundo.
           Realismo em Portugal
Teve sua primeira manifestação de repúdio às velhas idéias do Romantismo com um grupo de estudantes da Universidade de Coinbra, sendo fortemente criticado por Teófilo Braga e Antero de Quental, este impasse ficou conhecido como a questão de Coinbra, marcando o divisor entre o Romantismo e o Realismo.
         Autores:
Eça de Queirós; O mais importante prosador realista e um dos grandes nomes da literatura portuguesa.
      Obras; O Crime do Padre Amaro (1875), O Primo Basílio. Os Maias (1888). Antero Tarquínio de Quental; foi um líder intelectual da geração realista em Portugal.
      Obras; Mais Luz, A Idéia, é considerado um grande sonetista da literatura portuguesa, ao lado de Camões e Bocage.
        Realismo no Brasil.
Brasil (1880-1900); seguindo de perto as tendências do realismo na França  e em Portugal , nossos escritores enveredaram pela crítica social , fazendo da literatura uma forma de analisar a realidade brasileira.
O marco inicial do Realismo é a publicação em 1881, de dois romances: O mulato (Aluisio de Azevedo) e Memórias Postulas de Brás Cubas ( Machado de Assis ).
Momento Sociocultural brasileiro na década de 1880, o Brasil ainda é uma nação agrária, monarquista e escravocrata.
Entre os fatos históricos que marcam o Brasil de 1880 a 1900 , destacam-se a aprovação da lei Áurea , a Proclamação da Republica , a promulgação da primeira Constituição Republica brasileira , a criação da Academia Brasileira de Letras.

   Principais autores e obras:
1ª: tendência romântica (ex: A mão e a luva).
2ª: realismo (1881-1908) contos: O Alienista, Conto de escola, A Cartomante, Noite de Almirante, Um Homem célebre, A igreja do Diabo, etc.
Romances: Memórias Postulas de Brás Cubas ( marca o inicio do realismo-1881).
Quincas Borba: teoria do Humanismo – Dom Casmurro (Capitu e a dúvida sobre a traição a Bentinho), Esaú e Jacó (os gêmeos Pedro e Paulo- inimizade semelhante à bíblia).
Características: objetividade e racionalismo ; contemporaneidade ; verossimilhança ; desmistificação de heróis , de figuras femininas e de situações ; tipificação social ; crítica aos valores burgueses ; análise psicológica.

                                                                              Trabalho de Literatura II
                                                                              Nomes: Daniela e Marlene