Marlene Camargo

                                                        Qestão de investigação

            Porque alguns animais tem sentimentos mais fortes do que certos seres humanos ?

  
                    Dúvidas provisórias:
     
           * Os animais reagem por sentimento ou instinto á reações extremas ?

           *São sociáveis ,aceitam diferenças ,são capazes de raciocinar ?
          
           *Como se comportam diante de espécies diferentes .

           *Os seres humanos podem aprender com os animais alguma coisa que os ajude em seu cotidiano?



                                                        Certezas provisórias


          *Alguns podem se relacionar muito bem com espècies diferentes da sua.
 
          *Alguns animais tem sentimentos,podem raciocinar e até superar dificuldades.




             Porque alguns animais tem sentimentos mais fortes do que certos seres humanos?


       Na vida,por muitos anos,é ensinado que os humanos são seres pensantes e racionais;enquanto aos animais  lhes restam os termos selvagens e irracionais,tudo o que fazem por sua sobrevivência provém de sua natureza.Ganham definições,um lugar na cadeia alimentar,são estudados em seu habitat natural,enfim  tudo sobre a fauna.Mas o que vem acontecendo tem mostrado que ,de alguma forma,alguns animais estão  tornando-se''superiores''a certos seres humanos,demonstrando sentimentos,para com indivíduos diferentes de sua espécie.
       Como explicar tais acontecimentos,como os ocorridos dias atrás? Uma gata adotou um filhote de maca
co,que ficou órfão.Ele segura-se em seu pelo ficando o tempo todo com a ''mãe adotiva'',sendo preciso esperar que ela adormeça para que alguém possa  pegá-lo para alimentar.Um sentimento materno muito forte como podemos perceber,neste exemplo,mas não se trata de um fato isolado.
         Os eternos inimigos mortais;cães e gatos,protagonistas desde histórias infantis Aà filmes, em sua infinita discórdia, hoje demonstram carinho, amizade e muitos outros sentimento, mutuamente. O que pode ser observado quando uma cachorrinha assumiu alguns filhotes de gatos e vice-versa, tratando-os como seus filhotes.Outro fato curioso é que ,por muitas vezes,ouvimos dizer:bicho é bicho, não entende e só sabe fazer o que lhes é ensinado.  
       Se pensarmos bem cães são treinados para encontrar entorpecentes, atacar bandidos armados, conduzir deficientes e muito mais. Mas e quanto aos que não receberam treinamento? Defenderam e salvaram as vidas de pessoas em perigo, que tipo de sentimento os impulsionou à estas reações? Poderia dizer que, no caso em que um cão protegeu um bebê do ataque de uma cobra venenosa ou quando um gorila salvou a vida de um menino que caiu no cercado de um zoológico, teria sido o “instinto materno e paternal”. Quem sabe teria sido outro tipo de sentimento, por que não? Muitos de nós ao ver uma pessoa ou criança em perigo vamos salvá-lo por que tem consciência de que a mesma está em dificuldade e indefesa,sem necessariamente ser nosso rebento.
        Talvez eles tenham sim consciência do que acontece à sua volta, mesmo tachado como irracionais, nos tem dado provas do contrário e um exemplo para provar isto: cientistas presenciaram o sentimento de cooperação, em um estudo com primatas, no qual consistia em conseguir o alimento com a ajuda do outro. Segundo um documentário sobre comportamento animal.
       Em uma jaula estavam um grupo de macacos, na jaula ao lado colocaram bananas em um parador de madeira, com pequenas aberturas nas laterais, por onde introduziram uma corda, cujas pontas chagavam até as grades da jaula dos macacos. A questão, se apenas um dos animais puxasse a corda, ela iria soltar-se  do aparador e não conseguiriam as bananas, seria preciso que dois deles, puxassem cada uma das pontas da corda ao mesmo tempo e assim aproximariam o alimento das grades, e foi o que fizeram.
Um deles percebeu que sozinho não conseguiria e pediu a ajuda do outro, um cooperando com o outro para a satisfação de todos, o que para alguns humanos pode ser complicado trabalhar e conviver em grupo.
     Diante de tal circunstância, surgiu a dúvida, como alguns animais tem a capacidade de demonstrar “superioridade intelectual”, por assim dizer, mais acentuada do que uma parcela dos seres humanos,mas entenda bem,não quis dizer que um cão ou macaco vá pegar as chaves do seu carro e lhe dizer que vai dar uma ''voltinha''por aí. Estou me referindo aos sentimentos que antes atribuídos à nós, são percebidos facilmente em alguns animais e agora acredito que eles realmente tem sentimentos, podem sofrer, sentir alegria, raiva, enfim pude perceber que isso é real, bastando pesquisar em jornais, revistas ou sites .
       Também é possível perceber tudo isso parando um instante e observando os animais à sua volta, você sentirá e presenciará algo incrível.
   Durante minhas pesquisas sobre o assunto,mesmo não gostando de animais como as outras pessoas,descobri a resposta para minha dúvida;por que alguns animais tem sentimentos mais fortes do que 
certos seres humanos?
        Enquanto elaborava meu trabalho comecei a observar com atenção o comportamento de alguns bichinhos,primeiro as duas cachorrinhas e cinco gatos de estimação da minha mãe,depois os dos vizinhos e os animais de rua.Percebi muita coisa,sim é diferente e só me dei conta disso quando parti em busca de respostas para minha dúvida e encontrei,alguns são capazes de pensar,reagir em situações extremas,conviver
em grupos,aceitar diferenças;o que para alguns humanos é impossível.Eles tem sentimentos.
        Ao passo que a humanidade anda com guerras,intolerância racial,religiosa,opção sexual e financeira,ga-
nãncia;uma parte da raça humana está esquecendo e deixando de lado os bons sentimentos.Sentimentos      
estes, que por muitas vezes nos são relembrados por eles.
         Assim concluo meu trabalho deixando lhes três verbos:observar,compreender e aprender.
         Observando o que acontece a sua volta você compreende o sentido de muitas coisas e aprende com elas.


     Marlene Raquel Da Silva Camargo



Aceitar diferenças é mais simples do que pensam,comece por você!


A beleza está nos pequenos milagres !