Modernismo

Modernismo em Portugal
Desde o final do século XIX, a arte vinha passando por grandes transformações. A ruptura com o passado e pesquisa de novas formas de expressões caracteriza a arte no inicio do século XX, que nasceu sob o signo da irreverência, da polêmica, de escândalo e da experimentação. Eram os tempos do Modernismo.
à Contexto Histórico:
Os primeiros vinte anos do século XX foram marcados pelo desenvolvimento da ciência e por inúmeras invenções, isso marca muito o progresso da ciência.
Um fato importante que aconteceu neste período foi a Primeira Guerra Mundial. E o principal marco para o inicio do Modernismo em Portugal foi a Semana de 22.

O Marco do Modernismo no Brasil
A Semana de Arte Moderna de 1922 tinha um objetivo: Divulgar uma geração de artistas, escritores e intelectuais que lutavam pela renovação da arte brasileira e pela atualização da nossa cultura. A programação provocou muita polêmica e agitação. Alguns artistas receberam muitos aplausos, já outros relinchos e meados de uma atônita platéia.
à Novas idéias:
Rompimento com o passado: ligado às concepções românticas, parnasianas e realistas.
Independência mental brasileira: abandonando as sugestões européias, em particular as lusitanas e francesas.
Nova técnica para a representação da vida: uma vez que os processos antigos ou conhecidos não apreendem mais os problemas contemporâneos.
Nova expressão verbal para a criação literária: que não se restringe à mera transcrição naturalista, mas recria e transpõe para o plano da arte as realidades vitais.

Primeira fase do Modernismo
No Brasil o modernismo se iniciou em São Paulo e no Rio de Janeiro, gerando polêmicas e contribuindo para a formação de diversos grupos de vanguarda. Um dos principais escritores do movimento modernista foi Antônio de Alcântara Machado, ele colaborou em várias revistas. Antônio escreveu crônicas, contos e um romance inacabado.

àSurge com propostas literárias:

Movimento Pau-Brasil: Lançado em 1924 por Oswald de Andrade, apresenta uma posição primitivista, buscando uma poesia ingênua de redescoberta do mundo e do Brasil. Exalta o progresso e era presente, ao mesmo tempo em que combate a língua retórica ou vazia.
Movimento Verde Amarelo e grupo de Anta: É um movimento primitivista do Pau-Brasil liderado por Cassiano Ricardo, Menotti del Picchi, Plinio Salgado e outros, o grupo acabou caindo em nacionalismo ufanista, escolhendo com símbolos de suas idéias a anta. O movimento converteu-se em 1926.
Movimento Antropofágico: Foi um desdobramento do primitivismo Pau-Brasil e uma reação ao nacionalismo Verde-Amarelo.

Os autores principais foram:

Mario de Andrade (1893-1945)
Oswald de Andrade (1890-1954)
Manuel Bandeira (1886-1968)
Segunda fase do Modernismo: Prosa

Passada a fase mais combativa e contestatória do Modernismo, a produção literária brasileira começa a entrar num período de amadurecimento, pois começa a segunda fase do Modernismo, didaticamente se iniciou em 1930 durando até 1945. Surgindo a prosa um campo em que ocorre uma rica produção de romances.
Todos os autores que surgiram com o começo do modernismo continuaram escrevendo, mudando um pouco o seu modo de se expressarem em suas obras, pois no “mundo da prosa” o tema que se destacava é o romantismo.
Se destacando três tendências principais:
è     Romance intimista e psicológico: é o interesse pela análise do mundo interior das personagens e seus conflitos íntimos.
Autores Principais: Lúcio Cardoso, Cornélio Pires e Ciro dos Anjos.
è     Romance de temática social urbana: é o interesse pela análise do mundo interior dos personagens e seus conflitos íntimos.
Autores Principais: Érico Veríssimo, Dionélio Machado, Marques Rebelo e Otávio de Faria.
è     Romance social nordestino: em que predomina a denúncia das injustiças sociais e dos problemas econômicos do Nordeste, os dramas dos retirantes da seca e a vida sofrida da população pobre.
Autores Principais: Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Amando Fontes e Jorge Amado.

Obras que se destacaram:

1.       Érico Veríssimo
Incidente em Antares
Um Lugar ao Sol
O Arquipélago
2.      Rachel de Queiroz
O Quinze
Caminhos de Pedra
As três Marias
3.      Jorge Amado
Terras dos sem-fim
Cacau
Mar Morto
4.      Graciliano Ramos
Vidas Secas
Caetés
Angústia
5.      José Lins do Rego
Fogo Morto
Menino de Engenho
Pedra Bonita


Graciliano Ramos: Nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), sob o regime das secas.
O livro Vidas Secas: O livro trata de diferentes momentos na vida de uma família de retirantes, também surpreende pelo relato objetivo de pessoas simples, sem grandes ambições e exploradas por outros homens.

Segunda fase do Modernismo: Poesia
Na segunda fase do modernismo, a poesia também amadurece. Os poetas abandonam o tom irreverente e polêmico dos primeiros tempos e, com a liberdade estética conquistada, desenvolvem plenamente suas próprias tendências, sem a preocupação de chocar os tradicionalistas.
A poesia moderna desenvolve vários temas, como: social, religiosa, espiritualista e amorosa. E marca definitivamente sua presença. Para uma visão geral das diferentes tendências poéticas desse período.
Na segunda fase do modernismo surgi uma das mais fecundas gerações de poetas brasileiros, são eles: Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Augusto Frederico Schmidt, Henriqueta Lisboa, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Dante Milano, Mário Quintana, Joaquim Cardoso e Carlos Drummond de Andrade um dos poetas mais importantes desta fase.
Principais Autores e alguns dos seus livros:
è     Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
Livros de poesia: Alguma poesia, Claro Enigma, Esquecer para lembrar, e diversos outros.
è     Cecília Meireles (1902-1964)
Livros de poesia: Viagem, Mar absoluto, Solombra, e diversos outros.
è     Marcus Vinicius de Melo Moraes (1913-1980)
Livros de poesia: O caminho para a distância, Poemas sonetos e baladas, Para uma menina com uma flor, e diversos outros.
Com o fim da segunda fase do modernismo em 1945 surgi o Pós-Modernismo.
Nomes: Beatriz, Daniel e Bruno.