Beatriz


Por que as pessoas nunca estão satisfeitas com sua vida?

Certezas Provisórias:
  • Quando mais temos, mais queremos.
  • A vida não é perfeita.
  • Cada pessoa tem sua ambição.
Dúvidas temporárias:
  • A ambição prejudica a si mesmo?
  • Será que existe alguém totalmente satisfeito com sua vida?
De acordo com a teoria de Maslow, mais conhecida como a teoria das necessidades, ele fala sobre as cinco maiores necessidades existente em um ser humano são elas: necessidades de fisiológicas básicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de auto-estima e a necessidade de auto-realização.



  •  Necessidades de Fisiológicas básicas: são satisfeitas mediante comida, bebidas, sonho, refúgio, ar fresco, uma temperatura apropriada, etc.
  • Necessidades de Segurança: que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida.
  •  Necessidades Sociais: é afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube.
  • Necessidades de Auto-estima: é quando o ser humano se sente valorizado pela sociedade ou até em seu emprego.
  • Necessidades de Auto-realização: é quando percebemos que conquistamos exatamente o que queríamos (alcançando seu objetivo final).
Maslow determinou estas cinco necessidades como uma pirâmide, quando o ser humano alcança estas cinco necessidades ele volta para o começo assim nunca estando satisfeito com sua vida, sempre criando novos desejos e necessidades para suprirem.

                                                                 Pirâmide das Necessidades



A procura pela auto- satisfação impõe dois pontos: o ponto positivo e o ponto negativo.
Uma pessoa quando não esta satisfeita com sua vida procura suprir este vazio com algo que a satisfaça. É assim que surgiram diversos objetos como: televisão, celular, computador, etc.
Este é um ponto positivo, pois a pessoa procurou algo que a satisfação não aplicando golpes e nem machucando ninguém, até mesmo suprindo a necessidades de diversas outras pessoas.
Um ponto negativo é quando um ser humano nunca está satisfeito fazendo de tudo para alcançar o que quer, e enlouquecendo todos que estão a sua volta.
O ser humano nunca ficara satisfeito completamente, pois a cada dia surgem novas coisas, assim criando novos desejos e necessidades para satisfazer, pois quanto mais temos mais queremos.


Minhas Considerações:

De acordo com a pesquisa feita sobre o tema Por que as pessoas nunca estão satisfeitas com sua vida? Cheguei à conclusão que todas minhas certezas foram confirmadas, pois na pesquisa percebi que cada pessoa tem uma ambição, mas tem que sabê-la controla e que quanto mais coisas têm mais queremos. Sobre as dúvidas todas foram esclarecidas, mostrando cada uma detalhadamente.

Fontes: